Você está em:
SERVIÇOS / SUSTENTABILIDADE / APROVEITAMENTO DE ÁGUA PLUVIAL

APROVEITAMENTO DE ÁGUA PLUVIAL


 

SISTEMA DE APROVEITAMENTO DE AGUA PLUVIAL

 

A FDE já possui 104 obras que contam com sistema de aproveitamento de águas pluviais. Dessas obras, 11 estão concluídas, 45 encontram-se em fase final de obra, 15 aguardam orçamento, 32 estão em fase de projeto e uma está na fase de planejamento.

 

O sistema consiste na coleta das águas de chuva incidentes na cobertura e seu encaminhamento para um reservatório enterrado, onde ocorrem filtração, cloração e posterior recalque para reservatório superior exclusivo de águas pluviais. Desse reservatório parte a distribuição para os pontos de consumo – bacias sanitárias e mictórios – através de tubulação exclusiva e com cor diferenciada.

 

O nível do tratamento adotado faz com que as águas não sejam usadas em torneiras de lavagem de modo que os usuários da escola não tenham acesso a elas, que oferecem sério risco de contaminação no caso de ingestão.

 

Na falta de chuvas, o reservatório superior exclusivo de águas pluviais é alimentado por água da concessionária sem que haja, porém, qualquer tipo de contato entre elas para evitar a contaminação da água potável.

 

No caso de chuvas com volume superior à capacidade de reserva instalada, o reservatório inferior as encaminha para o sistema de drenagem através de tubulação de extravasão.

 

A implantação deste sistema economiza água potável, recurso extremamente escasso nos dias de hoje, além de minimizar problemas de enchentes.

 

Assista aos dois vídeos produzidos pela FDE em catálogos técnicos.


OUVIDORIA  |   TRANSPARÊNCIA  |  SIC

Fundação para o Desenvolvimento da Educação
Av. São Luís, 99   República   São Paulo SP   01046-001   (11) 3158-4000
COPYRIGHT © 2008 – 2020