SISTEMA DE APROVEITAMENTO DE AGUA PLUVIAL
A FDE já possui 104 obras que contam com sistema de aproveitamento de águas pluviais. Dessas obras, 11 estão concluídas, 45 encontram-se em fase final de obra, 15 aguardam orçamento, 32 estão em fase de projeto e uma está na fase de planejamento.
O sistema consiste na coleta das águas de chuva incidentes na cobertura e seu encaminhamento para um reservatório enterrado, onde ocorrem filtração, cloração e posterior recalque para reservatório superior exclusivo de águas pluviais. Desse reservatório parte a distribuição para os pontos de consumo – bacias sanitárias e mictórios – através de tubulação exclusiva e com cor diferenciada.
O nível do tratamento adotado faz com que as águas não sejam usadas em torneiras de lavagem de modo que os usuários da escola não tenham acesso a elas, que oferecem sério risco de contaminação no caso de ingestão.
Na falta de chuvas, o reservatório superior exclusivo de águas pluviais é alimentado por água da concessionária sem que haja, porém, qualquer tipo de contato entre elas para evitar a contaminação da água potável.
No caso de chuvas com volume superior à capacidade de reserva instalada, o reservatório inferior as encaminha para o sistema de drenagem através de tubulação de extravasão.
A implantação deste sistema economiza água potável, recurso extremamente escasso nos dias de hoje, além de minimizar problemas de enchentes.
Assista aos dois vídeos produzidos pela FDE em catálogos técnicos.