
Criado em 2003 pela Secretaria da Educação, o Programa Escola da Família proporciona a abertura de escolas da rede estadual de ensino aos finais de semana, tendo como objeto principal o desenvolvimento da cultura de paz, tanto dentro delas quanto em seu entorno, proporcionando a seus participantes um ambiente acolhedor e repleto de oportunidades que ampliam o capital cultural de quem ali esteja.
Para isso, profissionais da educação, voluntários e universitários desenvolvem projetos alinhados à proposta pedagógica da unidade escolar, bem como outros cujos temas estejam contemplados nos eixos: aprendizagem, cultura, esporte,saúde e trabalho. Aprendizagem foi inserido em 2019 para promover a articulação entre o Programa e a escola formal (de segunda a sexta-feira),contribuindo, especificamente, para o êxito da aprendizagem do alunado.
O Programa Escola da Família está presente nas 91 Diretorias de Ensino,abrangendo o Estado como um todo, e conta com instituições de ensino superior,parceiras da Secretaria de Educação – Seduc, por meio do Projeto Bolsa Universidade. Dessa forma, a atuação de educadores universitários permite que projetos sejam realizados para e com a comunidade. Além desses, há também os educadores voluntários que se dedicam a ações pertinentes aos eixos do Programa.
A FDE é responsável pela execução do Programa Escola da Família e pelo Bolsa Universidade, sendo este último um projeto realizado no âmbito do PEF em parceria com instituições de ensino superior, cujos graduandos viabilizam a execução de uma grade de atividades diversificada, aos sábados e domingos, nas escolas.
Clique aqui para acessar o site do Programa.
Acesse abaixo as publicações da revista (IN)FORMAÇÃO: