Criado em 2003 pela Secretaria da Educação, o Programa Escola da Família proporciona a abertura de escolas da rede estadual de ensino aos finais de semana, tendo como objeto principal o desenvolvimento da Cultura de Paz, tanto dentro delas quanto em seu entorno.
Para isso, o ambiente da escola há de ser acolhedor, proporcionando oportunidades a seus participantes, como forma de ampliar o seu capital cultural, por meio de projetos e ações que vão desde oficinas de contação de histórias, artesanato, jogos na quadra, capoeira, entre outras, até campanhas sazonais.
Sob esse cenário, a construção das relações cordiais se materializa, possibilitando a apropriação desses espaços pela comunidade com responsabilidade.
Presente em cerca de 92 escolas de várias Diretorias de Ensino, o Programa, além do seu papel articulador com a comunidade, favorece a atuação do voluntariado, cujas habilidades transformam positivamente a sociedade civil, aliando suas forças ao Poder Público.
Acesse abaixo as publicações da revista (In)Formação e conheça algumas atividades realizadas nas escolas com o Programa, além de artigos e informações.
Visite o site do Programa < https://escoladafamilia.fde.sp.gov.br/ > para mais informações.