Você está em:

FDE completa 30 anos em junho

23/06/2017

Órgão auxilia a Secretaria da Educação na implementação de suas políticas públicas

A Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) completa 30 anos em 23 de junho. Criada em 1987, a FDE tem se mostrado um braço indispensável na execução das políticas públicas da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEE). Ao longo de três décadas, vem auxiliando a SEE no cumprimento das mais diversas demandas da educação paulista.

A Fundação é quem viabiliza a construção, ampliação e reforma de escolas, incluindo restauração de prédios históricos, obras de acessibilidade, e projetos que atendem a requisitos de sustentabilidade e eficiência energética. Em 30 anos, foram construídas quase mil escolas. Também foram realizadas mais de 2 mil ampliações e 46 mil obras de reforma nos prédios escolares.

Foto: Nelson Kon

GUID;347cd75a-825b-4362-8861-5fee00689716EE/EMEF Henrique Fernando Gomes - Barueri

Desde 2011, também participa do Programa Creche Escola com atividades que vão desde a elaboração do projeto das creches até as vistorias durante as obras de construção das unidades de Educação Infantil. “É grande o prazer em estar produzindo com eficiência e qualidade o melhor da construção escolar paulista”, diz Avany de Francisco Ferreira, gerente de projetos da Diretoria de Obras da Fundação.

Foto: Alexandre Carvalho

http://arquivo.fde.sp.gov.br/fde.portal/PermanentFile/Image/Creche Escola – Centro Integrado de Educação Irmã Josefa – Luiziânia.jpg

Creche Escola – Centro Integrado de Educação Irmã Josefa – Luiziânia

Além das obras, a FDE garante a infraestrutura dentro da escola. Já distribuiu mais de 195 milhões de livros e 53 milhões de kits escolares. O mobiliário escolar projetado pela Fundação é referência no país ejá ganhou prêmios de design. Até hoje, foram entregues mais de 3 milhões de conjuntos de mesas e cadeiras para alunos da rede estadual de ensino.

A Fundação possui um Data Center que garante o armazenamento, a troca de dados e o acesso à internet para todas as escolas e todos os prédios administrativos da rede pública paulista de ensino. Atualmente, a rede estadual de ensino conta com 120 mil computadores e mais de 4 mil laboratórios de informática. “A gente presta um serviço procurando, acada dia, melhorar; a cada dia, entregar mais qualidade que todo mundo aqui merece”, conta Isaura Teixeira de Souza, gerente de suporte de TI e comunicação da FDE.

Foto: Milton Michida/A2 Fotografia

GUID;6f901a18-db0b-4c5a-a407-ade6e0d8c21fAlunos do Ensino Médio no laboratório de informática – Pindamonhangaba

O auxílio a projetos pedagógicos da Secretaria da Educação também é atribuição da FDE. Além de parceira na coordenação do Programa Escola da Família, que abre escolas à comunidade nos finais de semana para a prática de atividades e oficinas, participa do Bolsa Universidade administrando os convênios entre as instituições de ensino superior e a Secretaria da Educação e promove ações de conscientização e de combate ao bullying e violência escolar, entre outras iniciativas que melhoram o cotidiano dos alunos.

Foto: Rafael Lasci/A2Fotografia

GUID;e6dfb4ab-7906-43c9-8ef5-342b6f53b33aAlunos dos anos finais do Ensino Fundamental - São Paulo

Desde 2003, 151 mil educadores universitários foram beneficiados com o Bolsa Universidade. Além disso, mais de 43 milhões de atividades foram realizadas e houve 30% menos casos de violência nas mais de 2 mil escolas públicas estaduais onde o Programa Escola da Família está presente.

“A Fundação ainda tem muito para contribuir com a educação do Estado de São Paulo, como fez nos seus primeiros 30 anos. E nos próximos 30 anos nós vamos, seguramente, participar ainda mais”, afirma João Cury, presidente da FDE.

GUID;38a80b51-29e9-42ae-97ad-16cd66c17350

Fundação para o Desenvolvimento da Educação Av. São Luís, 99   República   São Paulo SP   01046-001   (11) 3158-4000 COPYRIGHT © 2008 – 2024