Você está em:
SERVIÇOS / SUSTENTABILIDADE / OBRAS MAIS LIMPAS E EFICIENTES

SUSTENTABILIDADE - Obras mais limpas e eficientes


http://arquivo.fde.sp.gov.br/fde.portal/PermanentFile/Image/IMG03.jpg

O setor de Construção Civil é um dos que mais causam impactos ambientais, não só pelo consumo de recursos naturais, mas também pela geração de resíduos que, quando não tratados adequadamente, contaminam o ambiente e podem causar danos à saúde humana. A redução desses impactos exige planejamento desde a concepção do projeto, passando pela escolha e o uso eficiente dos materiais, até a gestão dos resíduos da construção.

Para orientar essa gestão, a Diretoria de Obras e Serviços da FDE lançou o “Manual para Gestão de Resíduos em Construções Escolares”, que traz, passo a passo, todas as ações necessárias para se ter mais eficiência na redução da produção e destinação dos resíduos da construção.

Além do Manual, também foram produzidos um DVD e um pôster que formam um kit. “Trata-se de um material completo e de fácil entendimento, que ajuda as equipes de obras a atender a todas as diretrizes do Projeto de Gestão de Resíduos da Construção Civil (PGRCC) desde o planejamento do canteiro, visando à redução de perdas de materiais, até a destinação adequada dos resíduos produzidos”, explica Ricardo Grisolia Esteves, chefe do Departamento de Especificações Técnicas.

Esse material é a sistematização dos resultados obtidos nos primeiros “pilotos” de gestão de resíduos realizados em 2007 nas escolas em Guarulhos e Ferraz de Vasconcelos.

Com os experimentos foi possível estabelecer os parâmetros adotados para as construções escolares da FDE, principalmente em obras como a da Vila Brasilândia, que obteve o certificado AQUA – Alta Qualidade Ambiental. Concedida pela Fundação Vanzolini, essa certificação de sustentabilidade em construções está adaptada à realidade brasileira.



GUID;56e190c6-c425-4638-9d71-ce9d7166110a




Fundação para o Desenvolvimento da Educação Av. São Luís, 99   República   São Paulo SP   01046-001   (11) 3158-4000 COPYRIGHT © 2008 – 2024