Você está em:
SERVIÇOS / RESTAURO

RESTAURO


http://arquivo.fde.sp.gov.br/fde.portal/PermanentFile/Image/Restauro 9.jpg

Entre as escolas da rede estadual de ensino encontram-se unidades tombadas pelos órgãos de proteção ao patrimônio histórico, tanto por sua importância cultural e histórica quanto por seu valor arquitetônico e artístico.
 
Não são muitos os prédios tombados, mas, da mesma forma como ocorre com as outras edificações, se apontada a necessidade, são realizadas pela FDE reformas para sua manutenção.
 
As obras de restauro para reforma e recuperação de suas instalações são diferenciadas e exigem tratamento especial. Baseiam-se em projeto e memorial de restauro, contratados pela FDE, considerando que há necessidade de preservação do bem tombado, de modo a não descaracterizá-lo. Nas obras de restauro leva-se em conta a conservação e recuperação dos elementos originais, com base no registro histórico, arquitetônico e iconográfico dos prédios tombados.
 
Antes de executar as obras nos prédios tombados é necessário obter autorização prévia junto aos órgãos de preservação de patrimônio competentes das diversas esferas, como o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico – CONDEPHAAT e os Conselhos Municipais.

 

 

MEMORIAL DE RESTAURO


Veja alguns exemplos de restauro em unidades escolares realizados pela FDE. Ao clicar nas imagens, você poderá visualizar o Projeto de Restauro de cada escola.


http://arquivo.fde.sp.gov.br/fde.portal/PermanentFile/Image/EE Caetano de Campos2PB.jpg
E.E. Caetano de Campos



http://arquivo.fde.sp.gov.br/fde.portal/PermanentFile/Image/EE Francisco Glicerio p.jpg

EE Francisco Glicerio





http://arquivo.fde.sp.gov.br/fde.portal/PermanentFile/Image/EE Carlos Gomes.jpg

EE Carlos Gomes




Fundação para o Desenvolvimento da Educação Av. São Luís, 99   República   São Paulo SP   01046-001   (11) 3158-4000 COPYRIGHT © 2008 – 2024