Você está em:
SERVIÇOS / PUBLICAÇÕES FDE / SÉRIE IDEIAS

SÉRIE IDEIAS



Série Idéias reúne artigos de educadores e pesquisadores brasileiros e estrangeiros apresentando experiências sobre diversos temas envolvendo a Educação. A coleção conta com os 32 volumes descritos a seguir:


Número 1 - A Educação Básica no Brasil e na América Latina - Enfoca as políticas educacionais para alfabetização no Brasil e na América Latina.

 

Número 2 - A Pré-Escola e a Criança, Hoje - Apresenta questões sobre a pré-escola, como o direito social e algumas ideias sobre o desenvolvimento infantil segundo Vygotsky e Piaget.

 

Número 3 - Recursos Humanos Para Alfabetização - Discute a questão dos recursos humanos para alfabetização; reflete, numa perspectiva sócio-histórica, sobre como tem sido formado esse profissional, tanto na Escola, como em serviço, e indaga sobre o professor das séries iniciais.

 

Número 4 - Informática e Educação - A informática no ensino e o uso do computador na Educação.


Número 5 - Leitura: caminhos da aprendizagem - Aborda a importância da leitura e a sua prática enquanto atividade intelectual, afetiva e social, como um dos grandes desafios enfrentados pelas escolas.


Número 6 - Toda Criança é Capaz de Aprender? - Apresenta artigos que refletem, numa perspectiva multidisciplinar, sobre os mitos que têm dificultado a prática docente e auxilia os professores a compreender melhor os processos envolvidos na relação ensino-aprendizagem.


Número 7 - O Cotidiano da Pré-escola - Aborda a formação de educadores para creches e pré-escolas e focaliza a importância do jogo e do brinquedo no desenvolvimento infantil, bem como a construção da representação na infância.


Número 8 - A Construção do Projeto de Ensino e a Avaliação - Proporciona uma reflexão sobre a construção do projeto pedagógico na Escola de 1º Grau, destacando questões da avaliação da aprendizagem como elementos integrantes deste projeto.

 

Número 9 - Multimeios Aplicados à Educação: uma leitura crítica - Analisa os diversos meios utilizados no processo ensino-aprendizagem, a postura do educador ante esses meios e a influência destes como agentes formadores e transformadores.


Número 10 - O Jogo e a Construção do Conhecimento na Pré-escola - Centra-se na atividade da criança e na importância do jogo para a construção do conhecimento na pré-escola,discutindo o jogo no que se refere a aspectos específicos da Educação pré-escolar.


Número 11 - A Didática e a Escola de 1º Grau - Aborda a trajetória histórica da didática e as relações entre o ensino e a aprendizagem na sala de aula.


Número 13 - Leitura, Escola e Sociedade - Focaliza a formação de leitores capazes de exercer plenamente uma leitura compreensiva e crítica. 

Número 12 - O Papel do Diretor e a Escola de 1º Grau - Apresenta discussões que pretendem levar a uma reflexão em direção a uma maior clareza e competência no desempenho do papel de diretor de escola.


Número 14 - Experiências de Desenvolvimento de Pessoal na Área do Ensino Pré-Escolar no Estado de São Paulo - Documenta e divulga os trabalhos realizados com educadores e especialistas da área da pré-escola, refletindo sobre esta prática educativa.


Número 15 - Diretor - Articulador do Projeto da Escola - Oferece um novo quadro de referência das questões relacionadas à produção, conhecimento e educação,bem como da autonomia da Escola, com o objetivo de desencadear e fortalecer as idéias de construção e articulação do projeto pedagógico.


Número 16 - A Autonomia e a Qualidade do Ensino na Escola Pública - Aborda a organização do trabalho escolar e do trabalho de supervisão.


Número 17 - Linguagem e Linguagens - Enfoca a palavra como linguagem,literatura, imagem, notícia.


Número 18 - O Tempo e o Cotidiano na História - Estabelece o elo fundamental entre a produção histográfica contemporânea e a prática do ensino de História.


Número 19 - Alfabetização: passado, presente, futuro - Reúne o pensamento de diferentes autores sobre o desafio da alfabetização, expresso numa multiplicidade de visões e ideias.


Número 20 - Construtivismo em Revista - Apresenta reflexões sobre o construtivismo e o sociointeracionismo, a epistemologia e o processo ensino-aprendizagem.


Número 21 - Violência, um Retrato em Branco e Preto - Aborda a violência que envolve crianças e adolescentes e a complexidade do tema no mundo contemporâneo.


Número 22 - Avaliação do Rendimento Escolar - Diferentes especialistas discutem a avaliação do rendimento escolar no cotidiano profissional.


Número 23 - Cultura e Saúde na Escola - Aborda a escola enquanto objeto do conhecimento, a partir dos "olhares" de alguns elementos que a constituem.


Número 24 - Escola: espaço de construção da cidadania - Contribui com elementos para a discussão sobre a cidadania como forma de participação ativa do conjunto de cidadãos.


Número 25 - Ensino no Período Noturno: contradições e alternativas - Apresenta uma série de reflexões acerca da construção de um projeto pedagógico para o curso noturno e sugere alternativas de trabalho em sala de aula.


Número 26 - Currículo, Conhecimento e Sociedade - Analisa a relação entre currículo e conhecimento, problematizando os fundamentos que notaram a construção das atuais propostas curriculares.


Número 27 - A Luta Contra o Racismo na Rede Escolar - Contribui com o professor no desenvolvimento de debates sobre a luta contra o racismo nas escolas.


Número 28 - Os Desafios enfrentados no Cotidiano Escolar - Apresenta a proposta de trabalho das classes de aceleração, analisando fatores nodais envolvidos na construção do conhecimento.


Número 29 - Papel da Educação na Ação Preventiva ao Abuso de Drogas e às DST/AIDS -Subsidia equipes escolares, Diretorias de Ensino e a comunidade no Projeto de Prevenção às DST/AIDS e ao Uso de Drogas na rede pública estadual de São Paulo.


Número 30 - Sistema de Avaliação Educacional - Apresenta experiências de sistemas de avaliação de rendimento escolar, debatendo questões sobre o tema.


Número 31 - Educação com Arte -Propõe uma reflexão sobre questões referentes ao binômio Educação e Arte e, para tanto, oferece textos que questionam, analisam e ressignificam tal relação. 

 

Número 32 -Escola da Família - Série de artigos sobre as principais características do Programa Escola da Família, situando-o no contexto da proposta educacional da SEE e analisando os principais elementos que constituem a estrutura desse programa,entre eles a Cultura da Paz, a Questão da Violência, as Parcerias e o Protagonismo Juvenil.




Fundação para o Desenvolvimento da Educação Av. São Luís, 99   República   São Paulo SP   01046-001   (11) 3158-4000 COPYRIGHT © 2008 – 2024