Você está em:
SERVIÇOS / SUSTENTABILIDADE / DESCARTE RESPONSÁVEL

SUSTENTABILIDADE - Descarte Responsável


GUID;f237bd0d-51c3-45ab-9f4b-8d0d80adcb40

O Programa de Eficiência Energética nas escolas da Secretaria da Educação conta com o Programa de Descarte, concebido desde 2011 em parceria com a FDE, para realizar a destinação e descontaminação adequada de lâmpadas e componentes elétricos substituídos nas escolas.

Diversos tipos de lâmpadas contêm gases e outros resíduos tóxicos, como o vapor de mercúrio, e seu mau acondicionamento pode trazer danos à saúde humana, além de gerar riscos de contaminação ambiental.

Para realizar o descarte e a descontaminação de forma responsável, a FDE projetou dois tipos de caixas: a caixa tipo 1, usada para armazenar lâmpadas fluorescentes tubulares, com capacidade para 80 unidades, e a caixa tipo 2, que acondiciona lâmpadas de bulbo, com capacidade para 48 unidades.

Depois do recolhimento, as lâmpadas são enviadas a empresas especializadas em descontaminação para destinação adequada dos materiais que as compõem (vidro, gás de mercúrio, fósforo e pequenas quantidades de alumínio). Esses materiais são separados em um processo limpo e seguro e depois destinados à reciclagem, evitando a contaminação que o descarte inadequado acarretaria.


Fundação para o Desenvolvimento da Educação Av. São Luís, 99   República   São Paulo SP   01046-001   (11) 3158-4000 COPYRIGHT © 2008 – 2024