Você está em:
SERVIÇOS / SUSTENTABILIDADE / MADEIRA SÓ SE FOR LEGAL

MADEIRA SÓ SE FOR LEGAL


http://arquivo.fde.sp.gov.br/fde.portal/PermanentFile/Image/img02.jpg

Desde 2008, as obras da FDE utilizam apenas madeira de origem legal de fornecedores cadastrados no “Cadmadeira”.

A sustentabilidade na construção começa na escolha de materiais orientada para a preservação do meio ambiente. Partindo desse critério, a Gerência de Especificações e Custos, em conjunto com a Gerência de Projetos e com a Gerência de Estudos Técnicos, Ambientais e Dominiais da Diretoria de Obras e Serviços (DOS), têm realizado um conjunto de ações para tornar as obras da FDE construções sustentáveis. 

O uso exclusivo de madeira legal adquirida em fornecedores cadastrados é uma das determinações em todos os editais de obras, sejam construções novas, reformas ou ampliações, e nos editais de aquisição de mobiliário.

“No caso no mobiliário, a exigência de uso de madeira de origem legal na fabricação de produtos existe desde 1997”, lembra Mônica Geraes Duran, chefe do Departamento de Mobiliário. “É uma ação em cadeia: essa exigência de comprovação do uso de madeira legal nas compras públicas faz com que os fornecedores sejam responsáveis pelo controle da origem de seus insumos, o que ajuda a coibir a comercialização e a exploração ilegal de madeira”, esclarece.

Para garantir o cumprimento da exigência, a FDE disponibiliza fichas técnicas com todas as orientações necessárias em seus Catálogos de Componentes, Serviços e Mobiliário e utiliza o “Cadmadeira”, Cadastro Estadual das Pessoas Jurídicas que comercializam, no Estado de São Paulo, produtos e subprodutos de origem nativa da flora brasileira (Decreto Estadual nº 53.047/2008). 


http://arquivo.fde.sp.gov.br/fde.portal/PermanentFile/Image/CadMadeira logo.jpg


 



Fundação para o Desenvolvimento da Educação Av. São Luís, 99   República   São Paulo SP   01046-001   (11) 3158-4000 COPYRIGHT © 2008 – 2024