Você está em:
SERVIÇOS / SUSTENTABILIDADE / APROVEITAMENTO DE ÁGUA PLUVIAL

APROVEITAMENTO DE ÁGUA PLUVIAL


 

SISTEMA DE APROVEITAMENTO DE AGUA PLUVIAL

 

A FDE já possui 104 obras que contam com sistema de aproveitamento de águas pluviais. Dessas obras, 11 estão concluídas, 45 encontram-se em fase final de obra, 15 aguardam orçamento, 32 estão em fase de projeto e uma está na fase de planejamento.

 

O sistema consiste na coleta das águas de chuva incidentes na cobertura e seu encaminhamento para um reservatório enterrado, onde ocorrem filtração, cloração e posterior recalque para reservatório superior exclusivo de águas pluviais. Desse reservatório parte a distribuição para os pontos de consumo – bacias sanitárias e mictórios – através de tubulação exclusiva e com cor diferenciada.

 

O nível do tratamento adotado faz com que as águas não sejam usadas em torneiras de lavagem de modo que os usuários da escola não tenham acesso a elas, que oferecem sério risco de contaminação no caso de ingestão.

 

Na falta de chuvas, o reservatório superior exclusivo de águas pluviais é alimentado por água da concessionária sem que haja, porém, qualquer tipo de contato entre elas para evitar a contaminação da água potável.

 

No caso de chuvas com volume superior à capacidade de reserva instalada, o reservatório inferior as encaminha para o sistema de drenagem através de tubulação de extravasão.

 

A implantação deste sistema economiza água potável, recurso extremamente escasso nos dias de hoje, além de minimizar problemas de enchentes.

 

Assista aos dois vídeos produzidos pela FDE em catálogos técnicos.


Fundação para o Desenvolvimento da Educação Av. São Luís, 99   República   São Paulo SP   01046-001   (11) 3158-4000 COPYRIGHT © 2008 – 2024