Você está em:
SERVIÇOS / MOBILIÁRIO ESCOLAR

MOBILIÁRIO ESCOLAR


GUID;02cc7fdc-b898-4849-a0a0-901a2540ba5d

A FDE, como provedora de infraestrutura e subsídios à rede pública de ensino, distribui o mobiliário escolar, atendendo aos mais de 3,7 milhões de alunos, cujas especificações definem requisitos de qualidade dentro de rígidos padrões e normas técnicas do setor.

Para alimentar esta complexa estrutura de distribuição a todos os 645 municípios do Estado, a FDE coordena e controla a entrega de mobiliário junto aos fornecedores, órgãos e gestores da SEDUC e escolas, através do Sistema de Entrega de Bens e Materiais.

Os catálogos técnicos de mobiliário apresentam as fichas de especificações técnicas da linha de mobiliário e de equipamentos padronizados pela FDE e visam assegurar conceitos de funcionalidade, ergonomia, segurança, economia e durabilidade, compatíveis com as propostas pedagógicas e com os processos de fabricação da indústria.

Entre os diversos itens constantes dos catálogos técnicos de mobiliário, destacam-se os conjuntos para aluno, cujos projetos foram desenvolvidos pela  equipe técnica da FDE, tendo como premissa a conformidade com a norma técnica NBR 14006:2008 (cadeiras e mesas para conjunto aluno individual) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e também com o Regulamento de Avaliação da Qualidade do INMETRO que estabelece a certificação compulsória para esse tipo de produto. 

Compostos por mesas e cadeiras em quatro tamanhos diferentes para os alunos do Ensino Fundamental I, Fundamental II e Médio, cujo formato privilegia o conforto ergonômico, apropriado à estatura dos usuários, e favorecendo as condições de aprendizagem, as mesas e cadeiras devem possuir selo do padrão dimensional e selo INMETRO de conformidade. As mesas do mobiliário são acopláveis, e as cadeiras são empilháveis aumentando as possibilidades de adequação ao espaço.

Também compõem estes projetos um conjunto de professor e uma mesa acessível para usuários em cadeiras de rodas que podem, com este modelo, se acomodar na sala de aula com autonomia, como preconizado pela ABNT NBR 9050 (Acessibilidade de edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos).

Os projetos para móveis escolares consagram o padrão pelo qual a FDE já é reconhecida. Mais de 15 milhões de conjuntos foram produzidos até hoje. Além do Estado de São Paulo, outras Prefeituras e Estados já adotaram o uso do mobiliário desenvolvido pela Fundação.

 

 


Fundação para o Desenvolvimento da Educação Av. São Luís, 99   República   São Paulo SP   01046-001   (11) 3158-4000 COPYRIGHT © 2008 – 2024