Sábado, 22 de Novembro de 2014
FDE
Você está em: NOTÍCIAS E VÍDEO >> PESQUISAS >> NOTÍCIAS PUBLICADAS 


FDE
NOTÍCIAS E VÍDEO

Essa Área é reservada para notícias e arquivos de vídeo referentes à Educação

FDE
CATÁLOGOS TÉCNICOS

Especificações da Edificação
e de Mobiliário Escolar

FDE
PROCEM

Conheça mais sobre o PROCEM 
Programa de Ação Cooperativa


ESCOLA DESTAQUE

Veja os detalhes e fotos das Escolas

FDE
HORA DO RECREIO

Jogos e brincadeiras para você aprender brincando.
Escolha sua atividade e divirta-se!!!

FDE
LICITAÇÕES

Informações sobre as Licitações FDE

FDE
MANUAIS FDE

Informações sobre os Manuais FDE

FDE
PESQUISA DE ESCOLAS

RSS é a abreviatura de "Real Simple Syndication".
É uma espécie de aviso eletrônico,
uma maneira simples e prática de receber,
direto no seu computador,
o conteúdo atualizado de todos
os seus sites e blogs favoritos.
No total, 80,8% melhoraram; escolas mais vulneráveis avançaram ainda mais
Data da Notícia: 18/03/2009

Hoje 18 de março, na sede da Secretaria da Educação foi anunciado em evento, o Índice de Desenvolvimento da Educação de São Paulo (Idesp) de 2008. Pela primeira vez é possível a comparação do indicador entre dois anos, 2007 e 2008. O resultado mostra que 71,4% das escolas atingiram alguma ou todas as metas. No total, 80,8% das escolas estaduais evoluíram.

Das 5.183 escolas avaliadas, 80,8% melhoraram em todos ou em algum dos ciclos que oferece (1ª a 4ª, 5ª a 8ª e Ensino Médio): 71,4% atingiram ou superaram suas metas em algum ou todos os ciclos e 9,4% evoluíram sem atingir metas.

O Idesp 2008 aponta que a Educação de São Paulo avançou especialmente no Ensino Médio, fase que antecede a entrada dos alunos no ensino superior: 88,2% das escolas evoluíram, sendo que 84,4% chegaram ou superaram a meta e 3,8% cresceram sem chegar à meta.

De 5ª a 8ª do Ensino Fundamental o resultado mostra que 55,8% das escolas melhoraram de desempenho: 44,8% atingiram ou superaram a meta e 11% cresceram sem chegar à meta. Já de 1ª a 4ª do Ensino Fundamental 51% das escolas avançaram: 40,5% cumpriram ou superaram a meta e 10,5% avançaram sem bater a meta.

“O número de escolas que atingiram metas é animador.
Há muito trabalho a ser feito, ainda temos um longo caminho para chegarmos a níveis de Educação dos países mais evoluídos do mundo. Mas São Paulo mostra que está no caminho certo, que os projetos para melhorar a aprendizagem vêm dando resultado”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

“É fundamental destacar o trabalho dos professores, diretores, supervisores, enfim, de todos educadores. A rede estadual mostra que tem profissionais qualificados e dispostos a mudar os resultados da educação”, diz a secretária.

Sobre o Idesp

O Idesp estipula ano a ano metas que as escolas estaduais paulistas devem alcançar. Cada uma das 5.183 escolas passíveis de avaliação ganhou, já no ano passado, um índice para 2007 e metas a serem alcançadas. Além de 2008, as escolas têm metas para todos os anos, ou seja, 2009, 2010, 2011 etc.

Para criar o índice de qualidade, o Idesp, a Secretaria considerou dois critérios: o principal resultado de desempenho dos alunos no Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) e o fluxo escolar (taxa de aprovação média em cada ciclo) em cada nível de ensino das escolas. A escola tem um Idesp para cada ciclo. Ou seja, a escola que tem três ciclos (1ª a 4ª, 5ª a 8ª e Ensino Médio) tem três índices, três metas.

Evolução das escolas com Idesp mais baixo

No ano passado a Secretaria resolveu aprimorar o trabalho das 379 escolas que tiveram os piores desempenhos no Idesp. Elas equivalem a 5% de escolas com pior resultado em 2007. O Idesp de 2008 mostra extrema evolução destas unidades. No Ensino Médio, 99,4% cumpriram ou superaram suas metas. De 5ª a 8ª, 82,4% atingiram ou superaram suas metas e 8,65% evoluíram sem atingir metas. De 1ª a 4ª, 72% cumpriram ou superaram as metas e 8,6% cresceram sem atingir metas.

Divulgação dos resultados

A Secretaria de Estado da Educação disponibiliza desde hoje os boletins de todas escolas no site www.educacao.sp.gov.br (banner Idesp). O objetivo é que, além de educadores da rede, a sociedade paulista possa verificar o resultado da escola de seu interesse.

Participaram do evento a Secretaria de Educação, Maria Helena Guimarães de Castro, o Presidente da FDE, Fábio Bonini e o Diretor de Tecnologia João Thiago Poço.

Da Secretaria de Educação


O que são Tag's?
Tags são palavras ou pequenas frases que representam os tópicos mais relevantes a serem tratados no site. Cada tag tem um link que lhe dá acesso à lista de notícias/vídeos onde esse tema foi abordado.






FDE FDE

COPYRIGHT © 2008 – 2013
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO