Quinta-Feira, 18 de Dezembro de 2014
FDE
Você está em: NOTÍCIAS E VÍDEO >> PESQUISAS >> NOTÍCIAS PUBLICADAS 


FDE
NOTÍCIAS E VÍDEO

Essa Área é reservada para notícias e arquivos de vídeo referentes à Educação

FDE
CATÁLOGOS TÉCNICOS

Especificações da Edificação
e de Mobiliário Escolar

FDE
PROCEM

Conheça mais sobre o PROCEM 
Programa de Ação Cooperativa


ESCOLA DESTAQUE

Veja os detalhes e fotos das Escolas

FDE
HORA DO RECREIO

Jogos e brincadeiras para você aprender brincando.
Escolha sua atividade e divirta-se!!!

FDE
LICITAÇÕES

Informações sobre as Licitações FDE

FDE
MANUAIS FDE

Informações sobre os Manuais FDE

FDE
PESQUISA DE ESCOLAS

RSS é a abreviatura de "Real Simple Syndication".
É uma espécie de aviso eletrônico,
uma maneira simples e prática de receber,
direto no seu computador,
o conteúdo atualizado de todos
os seus sites e blogs favoritos.
Mobiliário para escola será produzido por detentos em Pirajuí
Data da Notícia: 18/07/2013

Por meio da parceria entre FDE e FUNAP, serão confeccionados 10 mil conjuntos de carteiras e cadeiras para alunos, em ação que promove a reinserção de internos no sistema prisional paulista

A Fundação para o Desenvolvimento da Educação renovou o acordo com a Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (FUNAP), vinculada à Secretaria de Estado da Administração Penitenciária, para a produção de 10 mil conjuntos de aluno (cadeira e carteira).

Para isso, a FDE irá investir R$ 880 mil para fornecer à rede estadual de ensino um conjunto de mobiliário que é o resultado do trabalho de internos do sistema carcerário. “Com esta parceria, que já existe desde ao início da FDE, todos os envolvidos no processo são beneficiados: o interno, que consegue a formação necessária e o trabalho para colocá-lo de volta à sociedade, a população, que pode ter a certeza de que está sendo produzido um móvel de ótima qualidade a custos baixos e, por fim, os alunos, que contarão com a infraestrutura necessária em sua escola”, salienta Barjas Negri, Presidente da FDE.

Atuante em 157 presídios por todo o Estado, a FUNAP desenvolve projetos voltados à reabilitação social e, posteriormente, ao desenvolvimento de competências que tornem o indivíduo que está cumprindo sua pena apto a adotar uma profissão, que poderá exercer quando retornar à sociedade. Um dos projetos mais conhecidos da FUNAP é a marca “DASPRE”, no qual as presidiárias produzem materiais artesanais.

“Com essa parceria podemos incrementar o trabalho do preso, dando maiores possibilidades para sua inserção”, declara Lúcia Casali, Diretora Executiva da FUNAP.

O mobiliário será produzido no Centro de Qualificação Profissional e Produção, instalado na Penitenciária de Pirajuí I. Esta oficina foi inaugurada em 1987 e é responsável pela produção de mobiliário escolar. A oficina capacita em média 180 presos por mês, que obtêm redução de pena à medida que executam seu trabalho.

Lúcia Casali destaca outro impacto que projetos como esse provocam em maior escala: “Além da formação que o interno obtém, outro benefício é a diminuição dos custos por parte do Estado, que reabilita com mais rapidez e gasta menos para manter o preso.”

O mobiliário será produzido e entregue para estar disponível à rede até a primeira quinzena de agosto deste ano.

“A FUNAP é uma parceira de longa data da FDE e, pelo tempo que esse trabalho conjunto vem sendo desenvolvido, percebe-se o sucesso desta ação e como ela amplia o que se entende por educação, que é o interno tendo acesso a uma nova forma de se educar para conseguir seu espaço e permitindo que, na outra ponta, o aluno possa contar com o equipamento de que precisa para também ter acesso às oportunidades que o tornarão cidadão”, finaliza Barjas Negri.

Confira abaixo as imagens da Oficina do Centro de Qualificação Profissional e Produção, instalado na Penitenciária de Pirajuí I.

Foto 1

Foto 2

Foto 3


O que são Tag's?
Tags são palavras ou pequenas frases que representam os tópicos mais relevantes a serem tratados no site. Cada tag tem um link que lhe dá acesso à lista de notícias/vídeos onde esse tema foi abordado.






FDE FDE

COPYRIGHT © 2008 – 2013
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO