Você está em:
SERVIÇOS / SUSTENTABILIDADE / CERTIFICAÇÕES AQUA

CERTIFICAÇÕES


GUID;b2af8ddf-97b1-4765-bd6d-3a0475fa458d

 

A ciência demonstra serem finitos os recursos que utilizamos para viabilizar a urbanização movida pelo crescimento populacional. Para que a vida no planeta possa sustentar-se, a humanidade vem implementando ações para preservar, reciclar e otimizar o uso desses recursos.

 

A FDE aplica essas premissas nos projetos e construção de suas obras novas e afere o nível de sustentabilidade atingido ao submetê-los aos Processos de Etiquetagem Procel - Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, e de Certificação Internacional de Alta Qualidade Ambiental AQUA-HQE conferido pela Fundação Vanzolini.

 

A etiqueta Procel atesta a eficiência energética do edifício e a certificação AQUA-HQE atesta o nível de atendimento aos requisitos de quatro grupos de desempenho sustentável: eco-construção - visando ao menor impacto de implantação, canteiro e materiais; eco-gestão dos resíduos e do consumo de energia e água; conforto: higrotérmico, acústico, visual e olfativo; e saúde, pela qualidade sanitária dos ambientes, do ar e da água.


Diversos aspectos foram incorporados ao projeto, como a retenção e o aproveitamento das águas pluviais, o aquecimento solar da água, o uso de forro acústico nos ambientes pedagógicos, interruptores individualizados para maior aproveitamento da iluminação natural, proteção solar contra ofuscamento, entre outros.


Para tanto, constam hoje no projeto cálculos, simulações e recomendações relativos a conforto acústico e conforto térmico-luminoso com eficiência energética, inclusive a simulação termoenergética para maximizar a competência da arquitetura na redução do consumo, pela adequada orientação solar e escolha de materiais em função das condições climáticas e de uso do edifício.


Temos 20 projetos certificados na fase Programa, 15 na fase Concepção e 5 escolas construídas, para as quais foram obtidos os certificados da fase Realização da certificação AQUA – HQE. Também há duas unidades etiquetadas pelo Procel Edifica. A Escola Estadual Ilha da Juventude, na Vila Brasilândia, cidade de São Paulo, foi edificação escolar pioneira em todo o Brasil na obtenção destes certificados e etiquetas.”



Clique aqui e assista ao vídeo do processo de Certificação AQUA - HQE



Fundação para o Desenvolvimento da Educação Av. São Luís, 99   República   São Paulo SP   01046-001   (11) 3158-4000 COPYRIGHT © 2008 – 2024