Você está em:
SERVIÇOS / PUBLICAÇÕES FDE / PRODUÇÕES EM VÍDEO

PRODUÇÕES EM VÍDEO



Lista de produções em vídeo da FDE:

Aqua (11 min) - Vídeo motivacional sobre a poluição dos mananciais de água: dos lençóis freáticos aos esgotos da cidade. 

Ar (21 min) - Uma adolescente, à medida que escreve uma carta, vai tomando consciência dos problemas ambientais que afetam sua cidade. 

Bit (20 min) - Conceitos básicos de funcionamento dos computadores para alunos de 2º Grau sem conhecimento na área de informática. 

Construção da Escrita (43 min) - Crianças em processo de alfabetização são entrevistadas para serem analisadas à luz das teorias de Emília Ferreiro e Ana Teberosky. 

Escrita (13 min) - A evolução dos sistemas de escrita desde os primeiros pictogramas e ideogramas suméricos, egípcios e chineses. 

Informática (27 min) - Vídeo de introdução ao assunto. Com humor, são abordados tópicos da informática, bem como a postura do iniciante diante do computador. 

Palavra de Leitor (19 min) - Problematiza o tema "leitura" como apreensão específica do código escrito e percepção do mundo. 

Pata Nada (16 min) - Enfoca o método silábico de alfabetização e seus limites diante da realidade e dos meios de comunicação de massa. 

Por Trás das Letras (170 min) - Propõe uma série de atividades de produção de texto e leitura nas quais as crianças exploram o seu saber sobre o sistema alfabético e sobre a variedade de tipos de textos propostos. 

Terra (14 min) - Sensibiliza para o problema da preservação ambiental. Mostra a ação ambígua do homem sobre o Planeta Terra: ora destruindo, ora construindo. 

Recriando o Olhar (9 min) - Breve apanhado das origens do cinema, com cenas de filmes importantes no desenvolvimento da arte cinematográfica. 

O Olhar Recortado (13 min) - Precedido pela produção Recriando o Olhar, além de tratar da linguagem cinematográfica, estabelecendo suas características específicas, faz breve comparação com outras modalidades artísticas.


Alguns desses vídeos podem ser encontrados no canal FDE no Youtube, clicando aqui.
 


Fundação para o Desenvolvimento da Educação Av. São Luís, 99   República   São Paulo SP   01046-001   (11) 3158-4000 COPYRIGHT © 2008 – 2024